segunda-feira, 21 de março de 2011

Manifesto de um acadêmico

Não sei se todos aqui sabem, mas eu sou estudante de Letras, ou seja, vou virar um professor de Português e Literatura. Nem entro no mérito da língua Inglesa aqui, pois ela não me traz aborrecimentos. O que quero dizer é que, nos cursos de Letras, muitas vezes os acadêmicos se veem forçados a entrar no campo da subjetividade, e serem avaliados de acordo com suas experiências. Mas isso é um absurdo, a meu ver. Identificar intenções é um exercício tedioso e cansativo, sem falar que não nos traz grandes avanços no campo do conhecimento. Analisar um texto literário é buscar coisas que estão na mente de uma pessoa que às vezes já morreu há mais de século, e que quase com certeza não quis dizer isso que costumamos analisar. Buscar significados ocultos nas tramas do texto é como colocar palavras na boca de alguém! Sem falar que muitas pessoas não têm o "dom" da percepção, da subjetividade, e muitas vezes ficam extáticas, olhando para um poema que devem dissecar, sem nem saber por onde começar a incisão. Some-se a isso a falta de professores qualificados para o ensino da análise literária e temos um ciclo vicioso, que prende os futuros professores à estagnação. Não que eu tenha tido professores maus em minha graduação, mas simplesmente não é POSSÍVEL, com uma carga horária de licenciatura, abordar todos os lados de um poema com satisfação.
Outra coisa que muito me irrita são os professores que insistem em cair no assunto de análise literária, forçando cada vez mais seus alunos ao desespero e à insanidade. Estudar Literatura não significa entrar nas profundezas da mente de um boêmio Romântico ou então de um trovador medieval. Estudar Literatura também é estudar as motivações, o contexto, as repercussões de seu texto. Talvez eu tenha uma visão muito tradicionalista de Ensino, mas eu gosto de aulas em que você aprende FATOS, coisas CONCRETAS, e não simples divagações e entendimentos por parte do professor.
Talvez eu esteja na carreira errada, ou talvez os teóricos devam entender que nem todos são fumados o suficiente pra ver um texto com um ser humano completo. Obrigado.

Um comentário:

  1. Talvez eu tenha uma visão muito tradicionalista de Ensino, mas eu gosto de aulas em que você aprende FATOS, coisas CONCRETAS, e não simples divagações e entendimentos por parte do professor.[2]

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