BOOOOOOOORA, GALERA! Tá na hora de inaugurar oficialmente o "Vale a pipoca?". Então pega o caderninho de anotação, o telefone da locadora e vamo lá!
Você tá enfrentando esse frio de inverno sozinho, abandonado, precisando de um chamego, ou ainda tá querendo uma dica pra ver um filminho com aquela pessoa especial? Tô aqui pra ajudar. Mas já aviso, não veja esse filme em período de depressão, porque é bem capaz de você começar a chorar e não conseguir fazer nada direito... aliás, eu mal to conseguindo escrever aqui #dica.
O primeiro filme dessa coluna que vai esquentar seus findes é "Cold Mountain". De 2003, esse filme mostra os momentos finais da Guerra de Secessão dos Estados Unidos (se você é uma pessoa cultural, já deve saber o que, caso contrário, saiba que foi uma guerra entre o norte e o sul dos EUA, devido a conflito de interesses entre as duas regiões do país. A guerra aconteceu no século XIX, mais pro finalzinho, e foi tenso, rs).
Estrelado por Nicole Kidman, Renée Zelweger e Jude Law, o filme conta a história de Inman e Ada, um casal bem fofo que é separado pela guerra. Inman é um soldado e Ada fica lá, na pacata cidadezinha de Cold Mountain esperando por ele. Ada acaba perdendo o pai, seu único familiar, e acaba passando por várias dificuldades, uma vez que a guerra devasta todo o sul do país. Ela acaba achando a ajuda de Ruby, uma mulher de garra, de fibra, sem medo, e as duas passam a ser grandes amigas, batalhando pra sobreviverem praticamente sozinhas no meio do nada.
O filme é lindo, com uma fotografia perfeita. O cenário de interior retrata perfeitamente a época mais colonial dos EUA, com a guerra traçando um pano de fundo assustador e preocupante. Uma cena extremamente marcante acontece logo no começo, com uma batalha desesperada, que te faz ficar chocado com a brutalidade de uma guerra.
E a guerra é que faz o filme andar. A história é contada em sua maior parte em dois planos: o de Ada, que sofre as durezas de ser uma mulher sozinha em plena guerra, esperando pelo amado, e o de Inman, que procura desesperadamente voltar para Ada, para casa.
O desfecho do filme é incrível, e o romance fica presente do começo ao fim. Mesmo a cena erótica do filme, com sugestões bem... "picantes" de um love, é extremamente triste, linda, incrível, pois mostra a ânsia de dois amantes, que mal se conheciam antes da guerra, e que esperaram mais de três anos para se verem juntos novamente. Cold Mountain é uma história que te prende em suas duas horas e meia de duração.
Mas afinal, vale a pipoca? Vale, vale com certeza. Corre pra locadora, pega a caixa de lenço de papel, a pipoca com guaraná e vai curtir esse inverno frio com um filme perfeito pra esse tempo mais "nostálgico" e chuvoso. Ah, mas não se esqueçam da dica do começo do post, não vejam o filme em momentos de depressão, a não ser que vocês queiram chorar muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário