Fala galera, sei que andei meio sumido por esses tempos, mas realmente, fazer faculdade acaba com a nossa vida. Enfim, hoje no Vale a Pipoca, nós vamos ter um combo bem legal de livro + seriado. E como já deu pra ver ali pelo título, eu vou falar das maravilhas criadas por George R. R. Martin.
Eu não sei se alguém ainda NÃO viu Game of Thrones, mas a série, que estreou no começo do ano pela HBO, foi um dos maiores sucessos, na minha opinião, no quesito seriados dos últimos tempos. Se você é um dos poucos que ainda não viu essa maravilha, aqui vai o trailer.
A série foi ótima, super bem produzida, como tudo o que a HBO faz, e também bastante curta, na minha opinião. Afinal, 12 episódios mal são capazes de matar minha vontade, hehe. Mas enfim, Game of Thrones não é mais uma dessas séries medievais que pipocam por aí o tempo todo. A série, assim como os livros, inova na criação de um universo todo diferente, assim como Tolkien fez com 'O Senhor dos Anéis'.
A primeira temporada é baseada no primeiro livro da série 'As Crônicas de Gelo e Fogo', do Martin, e apesar de o livro ser enorme e a temporada curtinha, tudo foi extremamente fiel ao livro, me deixando boquiaberto. Afinal, vocês sabem como são as adaptações de livros pras telas, né? (cof cof, Harry Potter, cof cof).
Eu fiquei sabendo da série por vários amigos que começaram a assistir, e me interessei pelo enredo. ele é muito extenso pra eu escrever detalhadamente aqui, mas vou tentar resumir em algumas palavras: guerra, sexo, sangue, traição e dragões. Pronto.
Assim que eu terminei a série, comecei a caçar os livros, e agora já estou lendo o terceiro volume de uma série de sete. Lá nos Estados Unidos, os livros já tem até o quinto volume lançados, mas aqui no Brasil o quarto ainda está em produção.
E falando dos livros, Martin, ao escrever a obra, deu um jeito de tornar tudo muito mais perfeito, se tornando quase um... Saramago, se me permitem tal heresia, hehe. Cada obra é dividida em capítulos, e cada capítulo tem como centro um personagem diferente, o que te faz começar lendo sobre um personagem, e só após 3 ou 4 capítulos você volta a ter uma visão dele, mostrando a continuidade de suas ações. Os capítulos também se entrelaçam entre si, podendo ocorrer simultaneamente, ou até mesmo antes e depois dos capítulos anteriores e posteriores. Por isso, ao ler os livros, você precisa tomar muito cuidade e prestar uma atenção extrema, ou vai acabar perdido.
Outra coisa, o Martin simplesmente parece ter uma paixão por matar personagens. Em três livros o 'elenco' da história já deve estar quase todo substituido, e mais gente continua morrendo em cada capítulo. É incrível. E também é incrível como um personagem, citado uma vez e brevemente em um capítulo ou livro anterior, passa a ter uma importância extrema mais pra frente na história. Não é a toa que eu acho que o Martin deve levar no mínimo uns dois anos escrevendo cada livro.
Mas afinal, vale a pípoca? Vale, mil vezes vale. Tanto o seriado quanto os livros são obras primas e merecem ser lidos, relidos, vistos e revistos infinitas vezes. A história te prende, te encanta como poucas outras foram capazes. Mas é bom que você não seja uma pessoa muito sensível e nem se apegue muito aos personagens, porque você nunca sabe se eles vão continuar vivos até a próxima página. E é com essa resenha meio tosca que eu deixo vocês aqui, dizendo: Winter is coming.
Nenhum comentário:
Postar um comentário